Análise de solo e caracterização de resíduos

Bioética Ambiental

Confira Análise de solo e caracterização de resíduos

Análise de solo e caracterização de resíduos

Um solo de boa qualidade torna-se fundamental para atividades do setor rural, principalmente na agricultura. Serve de suporte para as plantas, fornece nutrientes, água para o seu desenvolvimento e ainda proporciona a produção de alimentos. Porém, qualquer alteração pode desencadear diversos impactos ambientais. Mas com as medidas corretas de controle podem mitigar de forma eficiente esses impactos.

Dessa maneira a análise de solo é recomendada para diagnosticar as condições da terra, obtendo informações concretas sobre a fertilidade, tipos de nutrientes, o quanto de irrigação o solo deve receber, quanto tempo a adubação age sobre ele, a sua capacidade de manter determinadas formas de vida e identifica áreas problemáticas utilizadas na produção.

Com os resultados em mãos é possível determinar doses corretivas para tratar o solo de maneira eficaz, realizar estimativas reais da produtividade e monitorar mudanças na qualidade ambiental. Essa análise evita que o produtor plante em área pobre e tenha despesas desnecessárias com fertilizantes e adubos, contribuindo para o sucesso do solo e produtos comercializados.

Entre os fatores que contribuem para a caracterização do solo estão: o clima, a incidência solar, a rocha que originou o solo, matéria orgânica, cobertura vegetal, etc. Suas classificações são: arenoso, argiloso, humoso e calcário, podendo ser adaptados para determinados cultivos através da introdução de nutrientes. Essas características influenciam diretamente na prática da agricultura.

Imagem de Bioética Ambiental

Os impactos ambientais gerados por resíduos é outra questão preocupante. Surge assim a necessidade da caracterização dos mesmos, realizando as análises necessárias e cabíveis para cada caso, e dependendo do resíduo podemos identificar sua composição para que seja separado por classes, sugerindo medidas adequadas em uma série de etapas para que tenha a destinação e disposição final ideal. Estratégias para amenizar os impactos socioambientais também devem ser adotadas, garantindo assim um bom desempenho não só para o solo, mas também à fauna e flora.

Levando em consideração as medidas mencionadas acima e fazendo um planejamento da sua área agrícola, você terá adequação do solo e um investimento rentável como prevenção para problemas nutricionais futuros que possam ocasionar o aparecimento de pragas e doenças, diminuindo assim os gastos com agrotóxicos (inseticidas, herbicidas e fungicidas).

Se você é produtor rural e depende de um bom solo para garantir o sustento e qualidade do seu negócio, faça uma análise do seu solo e caracterize os resíduos. Conte com os serviços da Bioética Ambiental. Nossa equipe é altamente preparada para te oferecer as melhores soluções comerciais, com alto desempenho laboratorial e ambiental.

Entre em contato com nossa equipe comercial pelos canais de atendimento da Bioética Ambiental, e saiba como contratar este serviço.

Imagem de Bioética Ambiental

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Bioética Ambiental www.bioeticaambiental.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×